quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Novas Features do Google Chrome

O Google Chrome é o browser do Google e está com algumas funcionalidades muito interessantes. Na minha opinião, o browser será apenas o começo de uma "invasão" que o Google planeja promover em como utilizamos os computadores.

Seria bacana ter 3 players produzindo sistemas operacionais e computadores assim como disputam o mercado a Apple e a Microsoft.

Vamos ver quem ganha essa batalha aí.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Video Interativo do Natal HSBC 2009

Muito legal o trabalho do Natal do HSBC neste ano, sem site, divulgação só no Youtube. Isso é uma das melhores formas que já vi de apropriação de audiência nos últimos tempos:

Visite em: Video Natal HSBC 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Blog do Alan David

Um colega meu está iniciando um blog muito interessante sobre marketing digital.

Não deixe de seguí-lo em:

http://www.alandavid.com.br


Envie também seu portfolio e/ou site para divulgação!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

HP Invent

Em resposta a um convite da Hewlett Packard para que usuários fizessem comerciais, dois estudantes da Universidade de Kingston, em Londres, fizeram um longo processo de impressão sincronizado utilizando impressoras HP. A intenção era mostrar que por mais que as impressoras sejam rápidas, elas são previsíveis e portanto foi possível criar um "musical".

É importante levar em consideração que é realmente foi feito aqui. Dois estudantes, Matt Robinson e Tom Wrigglesworth criaram um comercial de publicidade a nível profissional, que é artisticamente e conceitualmente impressionante. Este trabalho ganhou o segundo lugar na categoria "Open Brief" do anuário D & AD's Student Awards 2009. Muito legal!



Veja também no Galo Clandestino: Publicidade e Propaganda

domingo, 5 de julho de 2009

Busca de vagas em publicidade

Pessoal, recebi um email da Manuela Figueiredo buscando uma oportunidade para trabalhar com publicidade, segue abaixo a apresentação e contatos caso você esteja procurando alguém para a vaga de planejamento:

"Oi, meu nome é Manuela, sou formada em Administração/Marketing e gostaria de uma oportunidade na área de Planejamento em Agência. Sou uma pessoa pro-ativa, muito comunicativa, facilidade para trabalhar em equipe, tenho ótimo relacionamento interpessoal, instinto curioso e boa visão de negócio. Possuo conhecimento técnico e experiência. Gostaria de uma oportunidade.
Contato: manuelafc83@yahoo.com.br ou 11.7832-7590/11.8958-7686"


se você estiver procurando por uma vaga ou um profissional, estamos abertos para indicar aqui no blog, então envie você também suas informações!

terça-feira, 9 de junho de 2009

El Conductor Elegido (O Motorista Escolhido)

Uma campanha bem legal da Chevrolet Equador para incentivar a direção responsável, fazendo com que as pessoas se cadastrem no site e solicitem a sua carteirinha de "Conductor elegido" e então sejam os responsáveis para levar os amigos que gostam de tomar algumas na balada de forma segura.

O bacana da ação é que além de ser uma ação para a redução de acidentes no trânsito causados pela ingestão do álcool, a Chevrolet fez uma parceria com o departamento de trânsito e polícia do país, por exemplo, facilidades no momento da renovação da carteira, tratamento especial em blitz policiais, etc... Uma parceria legal que poderia muito bem ser reproduzida por aqui.

Veja o site da campanha:
http://www.conductorelegido.com/conductore/index.html


E abaixo o video da campanha:

domingo, 7 de junho de 2009

Dafra Motos - O que você acha?

... ainda seguindo um pouco sobre o que é real ou não, você decide, essa versão "largada" no youtube é uma criação:

1) de um concorrente
2) de um usuário descontente
3) da própria Dafra, para gerar buzz
4) do youtube pra gerar visualizações

(ATENÇÃO: filme com palavrões do início ao fim)



Seja qual for a resposta, isso pode ser o início de uma nova mania, redublar propagandas para difamação das marcas. E a sua marca? está preparada para lidar com o poder dos usuários?

O que é real?

Os reality shows estão cada vez deixando de serem relatos das vidas particulares das pessoas para serem novelas no formato mais tradicional possível.

Não duvido que o fenômeno Susan Boyle não tenha sido uma invenção da organização do programa para criar um hype em cima do programa "Britain´s got talent", afinal de contas, quem hoje não conhece o programa? Por quantas bocas o nome do programa não passou nos últimos meses? Excelente jogada de marketing ou conjunção dos astros?

Programas como o Big Brother e (agora) outros como "A Fazenda" devem ter roteiro, situações programadas e "eliminação" meio que direcionada (antes que me processem ou peçam provas, não, não tenho prova alguma disso).

Mas tudo pelo entretenimento e pelo merchandising. Estive acompanhando o aumento de visitas a determinado site que patrocinava um desses reality shows e o volume de visitas cresce absurdamente no próprio dia e dia pós exibição do programa.

Não publico há muito tempo, vai um post aí pra aquecer as turbinas, e pra pensar um pouco também sobre o que é reality show e o que é "theatrical show" com personagens amadores.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Bancos lideram ranking de marcas

Levantamento da consultoria BrandAnalytics aponta Bradesco em primeiro lugar, seguido por Itaú e Banco do Brasil, veja as top 10 marcas:

1 - Bradesco
2 - Itaú
3 - Banco do Brasil
4 - Skol
5 - Natura
6 - Petrobras
7 - Brahma
8 - Antarctica
9 - Unibanco
10 - Perdigão

Agora, pense em quais delas não investiram pesado em publicidade nos últimos anos. É... tem que investir pra ficar na cabeça das pessoas.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Reunião de briefing

Se você trabalha já em uma agência, já deve ter se deparado com uma situação semelhante a desse vídeo. Se ainda não, prepare-se! (em inglês)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Acquabank

Vocês devem ter sido impactados por alguma comunicação falando sobre o Acquabank:

O AcquaBank, na verdade, é um projeto para o cliente Eletronuclear que alerta a as pessoas sobre a necessidade do consumo consciente da água, afinal de contas, se o homem continuar fazendo seu papel, poluindo e desperdiçando, é bem provável que uma instituição como essa venha a existir.

Achei legal a iniciativa e tudo o que for válido pra preservar o planeta, acho que merece uma divulgação! Não deixem de visitar:

www.acquabank.com.br

domingo, 22 de março de 2009

Portfolio: Eme Viegas

Além das vagas para publicidade e propaganda, estou abrindo um espaço para profissionais ou aspirantes à profissionais para exibição do portfolio aqui no Blog.

O primeiro deles, foi enviado pelo Eme Viegas, o link para o portfolio dele é o abaixo:

http://www.creativebrothers.com/emeviegas/

semanalmente, vou publicar um portfolio novo, então não deixe de enviar o seu!

domingo, 15 de março de 2009

Maiores anunciantes em Web em 2008

Bradesco é o maior anunciante em internet, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope Nielsen Online.

O banco investiu R$ 221 milhões em 2008, respondendo por 13,9% do total do valor em web no ano passado.

As 10 empresas que mais apostaram no meio on-line em 2008 representam 46% do total investido em internet. Percebam, 10 empresas investem quase 50% do montante total em internet... e se pegarmos o montante total investido em Publicidade em 2008, podemos ver que a porcentagem do investimento em internet é muito pequena se comparado com as mídias tradicionais (TV, rádio, impresso, etc).

Ok, pela internet conseguimos mensurar praticamente tudo, o retorno sobre o investimento, custo por lead, etc. Por que esse investimento não é maior?

Confira abaixo o ranking de investimentos na web em 2008:

1º Bradesco - R$ 221.628.000 - 13,9%
2º Itaú - R$ 100.862.000 - 6,3%
3º Ford - R$ 72.368.000 - 4,5%
4º Samsung - R$ 59.915.000 - 3,8%
5º Fiat - R$ 58.869.000 - 3,7%
6º Unilever - R$ 54.263.000 - 3,4%
7º Coca-Cola - R$ 51.043.000 - 3,2%
8º Sky - R$ 43.667.000 - 2,7%
9º Volkswagen - R$ 38.306.000 - 2,4%
10º Brasil Telecom - R$ 37.451.000 - 2,3%
Outros do Ranking - R$ 856.077 - 53,7%
Total - 1.594.449.000

domingo, 8 de março de 2009

Ilustração

Você sabia que ilustração não é só desenho em papel e caneta? Pois é, eu achava que era, mas na verdade (copiando a wikipedia, hehe) ilustração é:

"...uma imagem pictórica, geralmente figurativa (representando algo material), embora algumas raras vezes também abstrata, utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico."

Uma das ilustradoras mais talentosas que conheço lançou o site dela esta semana, recomendo a visita:

>> Luna Ilustrações

quinta-feira, 5 de março de 2009

Criatividade x Inteligência

Um post curto, mas pra mim está cada vez mais claro: criatividade é inteligência... (emocional, racional, analítica, pessoal...)

E pra você?

segunda-feira, 2 de março de 2009

Como vender um projeto antes mesmo de fazer alguma coisa

Vender um projeto é algo realmente difícil. Aqui geralmente encaramos 2 problemas:

1) Como convencer um cliente a comprar algo que não está totalmente especificado?

2) Como demonstrar uma idéia para um cliente sem que você perca muitas horas de desenvolvimento ou de especificação para chegar a um orçamento justo?

Fazer um orçamento é uma das tarefas mais difíceis em um projeto, pois é claro, envolve muitas especificações.

Imagine que você está construindo uma casa e, depois de aprovado o projeto e com a casa quase pronta, você percebe que quer mais um banheiro em um determinado lugar. Pronto, o projeto já deu um prejuízo para o cliente, pois nessa área não tem o encanamento apropriado e muitas outras paredes terão que ser quebradas.

E quando vendemos algo tão subjetivo quanto uma peça publicitária? Como vender esse projeto sem ter que recorrer a tabelas de preços ou perder muitas horas preciosas de especificação?

Primeiro, é importantíssimo saber a necessidade do cliente. Muitas vezes, o cliente chega na agência e pede: "Eu quero um spot de rádio". Espera um pouco... pra quê ele quer uma agência se ele só quer um spot? Uma gravadora pode resolver o problema por um preço mais baixo.

Perguntar o por quê ele quer um spot, é o primeiro passo. Descobrir as intenções, o objetivo, a necessidade, pode ser tão ou mais importante quanto a execução propriamente dita.

Segundo, crie uma história para o projeto. Algo como: "O cliente vai chegar no supermercado e ao chegar na gôndola de biscoitos ele vai sentir um cheiro de chocolate saindo da gôndola da marca X." As histórias não precisam ser muito longas e no início até é interessante que não sejam, para que o cliente possa complementá-la com as necessidades.

A etapa de aprovação de uma idéia é outra fase importante. Como você conta uma história? Uma boa história tem começo, meio e fim. Se o final for feliz, melhor ainda. Tire algumas horas para ver trailers de filmes. Se o trailer é bom, você vai querer ver o filme. Se ele for ruim, provavelmente você irá ignorá-lo.

Com os projetos, acontece da mesma forma. Conte uma história bem feita e você tem chances de aprovar uma idéia. Conte ela de forma desorganizada, desestruturada e sem brilho e o cliente dirá que não tem orçamento pra isso agora.

Lembre-se: uma boa idéia tem que estar vinculada à uma necessidade do cliente.

Depois de contada a história é hora de mostrar quanto é que vai custar a brincadeira. Esse é o momento de colocar na ponta do lápis o custo de todas as tarefas, materiais, horas de trabalho, etc. É importante também enviar a história um pouco mais detalhada com o preço, incluindo o que fará e o que não fará parte dessa história.

Se for um projeto grande, divida a história em capítulos e faça o orçamento partilhado para cada uma das etapas. É melhor lançar algo mais cedo e ganhar dinheiro no primeiro mês do que lançar um projeto depois de um ano e só começar a ter retorno sobre o investimento 12 meses depois de começada uma história.

Em resumo:

1) entenda a necessidade
2) monte uma história
3) faça um orçamento da história, se possível, divida ela em partes

Depois dessas etapas, vem a parte da execução. Mas aí é uma outra história que deixamos pra contar mais tarde!

E você? quais as suas histórias ao tentar vender um projeto?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Propagandas do SuperBowl

A veiculação de um anúncio no SuperBowl é uma das coisas mais caras que existem no mundo da publicidade. E é um fato: somente o fato de ser um anúncio do SuperBowl, já existe uma grande chance do vídeo ter uma enorme visibilidade.

No link abaixo um consolidado com todos os vídeos do SuperBowl desse ano. Depois de ver, volta aqui pra dizer qual o que você mais gostou! (pessoalmente, gostei muito do da Monster.com e coloco até ele aberto aqui como homenagem)


http://br.youtube.com/profile?user=adblitz&view=playlists


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Suor x Dom

Muitos estudantes entram no blog e perguntam: "Se eu entrar em um curso de publicidade vou ser bem sucedido? Quanto é trabalho e quanto é dom? Preciso ser criativo para trabalhar com publicidade?".

Bom, um ponto que comentei em outro post e que reforço aqui é: criatividade você precisa em qualquer ramo de negócio e qualquer atividade. Seja para melhorar um processo que você faz mecanicamente todos os dias, seja para encantar o cliente, seja para propor uma solução que mude a percepção do seu trabalho ou até para passar uma mensagem de uma forma não tradicional.

Depois tem a questão do dom. Penso que todas as pessoas possuem um dom para alguma coisa e acho que uma das coisas mais difíceis da vida é encontrar qual a nossa missão aqui na Terra. E aqui não tem uma solução fácil, mas uma dica é experimentar, estudar, escutar, procurar conhecer mais sobre o assunto antes de mergulhar a fundo. Se você tem condições, tire um ano antes de começar a faculdade pra se conhecer melhor.

Viaje, conheça pessoas, faça um programa de work and travel, atualize seu conhecimento em idiomas... tudo isso pode ajudar você a encontrar o seu ramo de verdade e te ajudar muito lá na frente, no mercado de trabalho.

E um último ponto, existem pessoas extraordinárias que não precisam se esforçar muito para conseguir as coisas. Mas os talentos que conheço trabalham MUITO, mas muito mesmo. São pessoas focadas e não necessariamente criativas, mas estudam, lêem, vêem referências e, principalmente, se cercam de pessoas melhores que elas.

Então uma última dica pra você que está pensando em cursar publicidade: não se preocupe tanto se você é uma pessoa criativa, se é uma pessoa que tem o dom para a publicidade: mas se preocupe se está disposto a trabalhar muito, acordar todos os dias pra procurar a melhor solução para as necessidades do seu cliente, estudar sobre todo e qualquer assunto, buscar referências, etc.

(E Luis, o conhecimento de ferramentas de edição de imagens e ilustração pode ser um diferencial no momento da sua contratação em uma agência. Mas não apoie o seu desenvolvimento profissional apenas no desenvolvimento em ferramentas. Pois cada vez mais faltam profissionais bons para planejar uma ação do que para resolver uma idéia no photoshop, por exemplo. No começo da sua carreira isso pode ser um diferencial para você entrar no mercado, mas depois de alguns anos, certamente um jovem profissional topará receber muito menos do que você para trabalhar com essas ferramentas).

abraços,

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Criação x Planejamento

Esse é um vídeo muito legal sobre como as agências estruturam as suas equipes. Muitas pessoas que visitam o blog ficam em dúvida sobre o que faz cada uma das áreas de uma agência.

Aqui, fica claro que cada agência trabalha de uma forma, mas um ponto que é bastante importante, é como as áreas interagem e como o resultado final fica muito melhor quando um projeto multidisciplinar acontece com equipes efetivamente integradas.

Aproveito o post para agradecer o toque da Alana, que comentou sobre os temas do blog. Se você tem uma sugestão para escrevermos aqui, aproveite os espaços dos comentários!



UPDATE: O vídeo foi desabilitado, mas você pode conferir partes do texto no BrainCast: http://brainstorm9.com.br/tv/2008/11/05/82-criacao-x-planejamento/

Did you know?

Uma coisa que sempre digo aqui na agência para os estagiários que entram na equipe:

"Você não vai pra uma faculdade ou pra uma escola ou pra algum curso pra aprender somente uma coisa específica. Mas vai lá pra aprender a pensar, pra interagir, pra se inspirar."

Critico muito a forma em que as universidades e escolas empacotam os estudantes em embalagens pré-formatadas e com rótulos todos escritos a mesma coisa com as decorebas e tudo mais.

Como vamos ensinar os novos profissionais sobre coisas que ainda não foram inventadas? para problemas que ainda não existem? Pra um mercado que ainda não existe e está se transformando constantemente?

O vídeo abaixo nos faz pensar nisso e em muitas outras coisas também!

 
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