quinta-feira, 5 de março de 2009

Criatividade x Inteligência

Um post curto, mas pra mim está cada vez mais claro: criatividade é inteligência... (emocional, racional, analítica, pessoal...)

E pra você?

12 comentários:

Bruno Alex disse...

Concordo plenamente.
;)

NORWILL disse...

Caro colega,

Não concordo que elas sejam iguais.
Vou exemplificar uma situação:

► Imagine um vendedor ambulante de bebidas na praia. Esse senhor tem de ficar peranbulando para vender toda sua gama de produtos. Até quem um dia ele se toca que:
1)Está perdendo os clientes para quem vendeu antes, por ter ido embora.
2)Outro ambulante irá vender para ele.

Até que esse senhor tem uma idéia criativa, a partir do "SEU" senso cumum de:
Ao contrário de peranbular, comprará várias caixas térmicas e irá por as bebidas lá dentro. E oferecer para as familías ou tribos que ali estão.

Creio que esse senhor do qual falei não foi alguém que estudou arduamente para ter um alto grau de inteligência. Por isso, a criatividade se distância da inteligência e fica próxima a angústia por achar soluções.

Grato,

William Norton .

Mari(ana) disse...

Hum...

Eu acho q a criatividade pode estar aliada a inteligência sim!
Sempre surge uma idéia nova, criativa q arranca aquele comentário "Poxa cara! como vc é inteligente!!" heheheh acho q tem a ver!

A necessidade faz a invenção! Sim! O q fazer quando vc tem uma garrafa de vinho e não tem nenhum saca-rolha [ou sacarrolhas ...com a nova ortografia fico completamente perdida] em mãos?
Vc tem q ser criativo e inteligente o suficiente pra ser rápido e eficaz!

Outro ponto que eu acho muito relevante: a gama de informações que vc tem! Toda a cultura q vc carrega te leva a pensar em uma coisa e de tal maneira...!
A forma como interligar todas essas informações, no momento e do jeito propício é a junção de inteligência com criatividade!

Abraços!

ps=> to adorando isso aqui! rs

Anônimo disse...

Acho que inteligencia não tem uma relação direta com o nível educacional da pessoa, claro que a educação influencia e muito na "ativação" do intelecto da pessoa, mas uma grande sacada criativa acho que aparece mais para aquele que tem mais influências e referencias do que para aquele que tem pós doutorado no rebimboque da parafuseta.

Mari(ana) disse...

Sim... aí no caso entra a cultura, não sendo necessariamente a cultura erudita em peso! ;)

Blog Autor Independente disse...

Os criativos sempre foram taxados de 'viajantes', lunáticos e outras coisas mais. Hoje, portanto, entende-se que não só existe um 'tipo' de inteligência, mas vários! E, ser criativo com certeza é ser inteligente!

Blog Autor Independente disse...

Gente, um ambulante que para e PENSA que o que está fazendo tá gerando um desperdício e INVENTA um NOVO MODO de vender e de se sustentar, não é inteligente?! Hoje acredita-se q não só existe um 'tipo' de inteligência, mas várias. E, o processo criativo necessariamente se encaixa no SER INTELIGENTE!

Fernando Fazzane disse...

Criatividade e Inteligência são apenas duas das mais de 30 faculdades da mente humana.
Todas funcionam interligadas e de certa forma nunca uma se manifesta sozinha pois a mecânica do pensamento é complexa e fascinante. Fazemos conexões com as informações que nossos sentidos nos trazem e as transformamos em matéria-prima para realizarmos pensamentos.
Mas definindo bem o que cada uma destas faculdades é responsável, fica fácil de identificar quais estão trabalhando em conjunto no momento de um pensamento.
Criatividade - Capacidade de relacionar objetos e conceitos já conhecidos em novas combinações, formando novos objetos ou conceitos.
Inteligência - Capacidade de resolver problemas novos.

Fica claro que as duas trabalham junto. Diante de um problema novo, você realiza novas combinações de conceitos antigos já conhecidos.

É genial a mecânica do pensamento.

Jessé Lucas disse...

Acho que elas tem sim um grau de parentesco. inteligencia é algo que vem de berço ou que se conquista na vida ? em minha opnião pode se obter inteligência das duas maneiras. pra quem ja veio do berço; Parabéns. mas quem não, pode se conseguir com muito esforço e força de vontade. é como uma prova de matematica, na primeira aula não se sabe nada. mas depois de um tempo absorvendo aquela matéria. se aprende, se domina e se pratica com facilidade tanto na matemica quanto em outra matéria. pois a própria matematica fez com que a mente se desenvolvesse, e agora está em um "nivel" maior, mais inteligente. e assim também a criatividade.

Diogo M. Ferreira disse...

Concordo em partes, acredito que ser criativo não é necessariamente ser inteligente, você não precisa ser nenhum gênio para ter uma ideia criativa, e no entanto somente ser criativo e não ter inteligencia tambem não leva a nada, acredito que as duas são importantes e devem ser somadas com mais uma o conhecimento, se você não tiver conhecimento sobre a ferramenta que usa nao adianta nada ser criativo e inteligente.

e por falar em conhecimento, estou escrevendo uma serie de posts sobre design no meu blog, quem quiser dar uma olhada é so acessar...

http://futureadvertising.wordpress.com/2009/07/02/ponto-linha-e-plano/

espero que gostem.

Rafael disse...

Chegando atrasado nesse post, muito bom por sinal esse blog.
Na atual situação publicidade nem sempre se relaciona a inteligencia isso é uma variável, hoje em dia existem agências que ainda preferem o comodismo e direcionar a verba pra apenas uma estratégia.
Agora o talento de ser criativo é pra poucos criatividade é natural como jogar bola todo mundo sabe o que tem que se fazer, mais quem nasce com talento "joga bem até na neve", tudo é questão de exercitar, estudar e conhecer novas estratégias, cada dia mais o mercado de trabalho e as próprias empresas necessitam de "estudiosos da comunicação" pessoas que estejam ligadas as novas mídias.
Steve Jobs, exemplo clássico de talento inteligência e esforço, Bill Gates inteligência.
O segredo está em buscar melhorias e não o comodismo.

Anônimo disse...

Naõ concordo...

Segundo Albert Szent Gylorgye,

"Descobrir consiste em olhar as mesmas coisas que todos olham,e pensar algo diferente"

Acho que essa reflexão tem tudo a ver com a criatividade, afinal podemos olhar tudo e dar um definição básica para ela, entretanto vc pode olhá-la de modo diferete de todos aqueles que a definirão, e mostrar sua criatividade!

Bjos até mais!

Sisynha.

 
BlogBlogs.Com.Br