segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Vestibular Publicidade e Propaganda

Quando escolhi que ia fazer publicidade e propaganda, não tinha certeza exatamente o que queria fazer da vida. Mas sabia que gostava de música, cinema, fotografia, vídeo, impressos, arte em geral...

Mas quando olhava para aquelas pessoas dos cursos de publicidade e agências, não achava que me enquadrava naquele estilo meio alternativo e viajante. Nunca gostei de quando um "publicitário" olhava para uma peça na aula e dizia: "cara, isso aqui é #$#!$$".

aí eu me perguntava: "hmm... será que vende? será que o cliente está tendo lucro com isso?"

Nunca gostei da publicidade pra prêmios e a aula que achei mais interessante em todos os anos que frequentei a faculdade foi a de semiótica. Talvez por isso tenha tentado fugir do mundo das agências no início.

Acho que o que eu não queria ouvir um diretor chegar pra mim e pedir pra montar um anúncio para ganhar prêmios.

No final das contas, fui parar em uma agência extremamente focada no resultado e quer saber? os clientes estão muito felizes, os profissionais se sentem muito mais reconhecidos e no final das contas os prêmios estão chegando.

Mas vamos ao título do post. Se você está em dúvida sobre o que vai fazer no vestibular, ou se está em dúvida na escolha do curso de publicidade, vou tentar passar algumas dicas:

- este é um curso bastante interessante, mas que você vai aprender mesmo é no mercado.

- você não precisa dominar ferramentas, haverá alguém para executar suas boas idéias, mas ninguém começa direto no topo... tem que camelar bastante pra ter alguém executando suas idéias. Até lá é interessante saber o básico das principais ferramentas.

- entrar no curso é difícil. Sair é bem fácil.

- use o curso como networking. Isso foi algo que não fiz, mas meus colegas que fizeram nunca ficaram sem emprego.

- dificilmente você vai se aposentar na agência que entrou. Enriqueça seu portfólio por onde passar.

- existe vida fora das agências. Trabalhar no mundo corporativo é muito interessante e uma das melhores escolas para depois você entender melhor seus clientes quando estiver do outro lado.

e é isso aí. Boa sorte no vestibular esse ano e faça o maior esforço para passar, pois depois dessa fase, logarítmos e tabela periódica somente como elementos criativos!

19 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite!
Estou as vésperas de realizar a inscrição do vestibular, tenho quase certeza de que esse é o curso que eu quero fazer, me identifico muito com as características postadas, e não consigo me identificar com nenhum outro curso. Mas ainda tenho perguntas sobre o curso em si, e como pode ser após seu término.
Você pode por favor me ajudar? Quais são as matérias? E como eu posso atuar no mercado de trabalho, além de agências? Em qual semestre pode dar início ao estágio? Ouvi dizer também, que o ramo está sendo muito procurado e bem aceito, posso ficar despreocupada, em relação ao mercado de trabalho?(é claro que me empenhando e fazendo o melhor que eu puder absorver durante o curso)
Obrigada!

Anônimo disse...

Oi ..meu nome é Rafaela ...

Mas ..eu ainda estou no 1 ano do ensino médio
mais resolvi olhar alguns comentários sobre o curso ki estou pretendendo fazer.
me identifico muito com o que o curso de publicidade e propaganda pode oferecer a min,e ainda tenho muitas curiosidades,eu sei que ainda falta muito tempo pra eu me forma e fazer o vestibular mais não me imagino em algum outro curso ate agora tentei ver mais sobre outros cursos pra poder ter opções mais sinceramente nenhum me chamou tanta atenção como o de publicidade e propaganda então queria saber mais sobre o curso o que devo fazer pra me informa pra certifica que realmente isso que quero ,e também queria dicas ,e queria também saber realmente o que o curso de PUBLICIDADE E PROPAGANDA vai oferecer a min.
obrigada!
Se alguém ou o próprio dono do site puder me manda um e-mail:
Rafaelamendes1520@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi ..meu nome é Rafaela ...

Mas ..eu ainda estou no 1 ano do ensino médio
mais resolvi olhar alguns comentários sobre o curso ki estou pretendendo fazer.
me identifico muito com o que o curso de publicidade e propaganda pode oferecer a min,e ainda tenho muitas curiosidades,eu sei que ainda falta muito tempo pra eu me forma e fazer o vestibular mais não me imagino em algum outro curso ate agora tentei ver mais sobre outros cursos pra poder ter opções mais sinceramente nenhum me chamou tanta atenção como o de publicidade e propaganda então queria saber mais sobre o curso o que devo fazer pra me informa pra certifica que realmente isso que quero ,e também queria dicas ,e queria também saber realmente o que o curso de PUBLICIDADE E PROPAGANDA vai oferecer a min.
obrigada!

Anônimo disse...

Então falta 6 meses para eu pegar minha fixa du vestibular... fiz meu teste vocacional e deu voltado para publicidade e propaganda..entao resolvi procurar tudo sobre.... e gostei muito do q tem aki nu blog, mais tenhu muito medo du mercado d trabalho nessa area...
m dê alguma dica..sei lah!!
vc pod m ajudar???
luh-ploc@hotmail.com

Obrigada,
Luciana Ponche dias
colatina - ES

Anônimo disse...

Olá...Meu nome é Talita...

Ainda falta um tempinho para eu fazer vestibular, porque ainda estou na 8ª série, mas já estou procurando certas profissôes que eu me interessa. Gostei muito do que falam sobre publicidade e progaganda, mas eu queria saber se existe algum curso, tecnico, alguma coisa desse estilo para eu ir estudando isso por enquanto que ainda falta um tempo para eu entrar na facudade.
Queria saber à respeito sobre isso.

Obrigada...

Loh Oliveira disse...

Oi Boa Noite....
Eu tenho 15 anos e procuro uma profissão que seja bem do meu jeito escolhi 2(design e publicidade e propaganda)queria que vces me passessem um livro guia sobre o assunto.....spero que vces possam me ajudar....

Obrigada

ASS:Lorrana Oliveira

Gabriel do Valle disse...

Ola boa noite!
Eu tenho 12 anos de idade e estou me preucupando com meu futuro.Meu pai é um grande publicitario mais eu nao sei se é isso q quero fazer.Gosto muito desse meio de comunicação e pretendo uma segestao de voces meu email é

gabriel_vo@hotmail.com

Anônimo disse...

oi meu nome é maysa Santos...ahhhhhhh! dúvida cruel...
estou indecisa entre publicidade e propaganda e jornalismo!!! na realidade eu amo escrever adooro fazer redações e sou muito boa em portuguÊs e sou bastante comunicativa. estou ás vesperas do vestiba e ainda n decidi me ajudem poor favooor!!!gostaria de saber se minha facilidade em escrever se encaixa na publicidade.ah meu e-mail é bellah_santos@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, me Chamo Débora Garcia e moro na cidade de Extrema-Mg divisa de estados de MG e SP.
estou cursando a 8ª série
e pretendo fazer Publicidade e Propaganda :D
conto com vocês.

um beijo

debora.

Anônimo disse...

Fernanda

Oi, gostaria de saber se quem faz o curso de Publicidade e Propaganda necessariamente precisa ser comunicativo?

Obrigada!

Anônimo disse...

Olá!
Meu sonho é fazer publicidade..
Ano passado fiz vestibular, e agora estou com uma dúvida cruel, não sei em qual faculdade ingressar... estou em dúvida entre PUC-rio e UFF.
Será que você poderia me dar algumas dicas de omo escolher, ou em qual das duas eu poderia me preparar melhor para o mercado, etc etc etc. Ou pelo menos me indicar alguém com que eu possa conversar sobre o assunto??

grato pela atenção...
Filipi Peclat
(filipi_peclat@hotmail.com)

Anônimo disse...

Magda
amo muito publicidade
terminei o 2º grau,mais
para falar a verdade eu estou com
medo de fazer o vestibular e não passar,pois sei que tem pessoas que esperam muito de mim,como meu tio..
eu tenho que fazer logo
mais e agora o que eu faço?
obrigado...

Unknown disse...

Boa Noite!!!

Meu nome é Mayara tenho 18 anos...

Amo publicidade e Propaganda...decidi fazer esse curso desde a sétima série, e como o tempo passa rápido estou a apenas alguns dias de fazer o Vestibular dos meus sonhos...
Queria saber sobre detalhes necessários para um bom desempenho na prova...
Meus pais vivem dizendo para eu ter uma segunda opção mas não há, me identifico somente com essa profissão, apesar de querer fazer moda também mas claro com o curso publicidade primeiro!

por favor me mande resposta...meu e-mail é:
mayara.mdes@gmail.com

Desde já agradeço...

Anônimo disse...

oi,meu nome e naara,tenho 19 anos e pretendo fazer o curso de publicidade e propaganda,mas gostaria de algumas dicas de cursos que possa me auxiliar para comprender melhor este mundo da comunicação,curso que eu possa ter como base de conhecimento,que possa ser muito util no momento eu que estiver cursando.

Anônimo disse...

oi,meu nome e naara,tenho 19 anos e pretendo fazer o curso de publicidade e propaganda,mas gostaria de algumas dicas de cursos que possa me auxiliar para comprender melhor este mundo da comunicação,curso que eu possa ter como base de conhecimento,que possa ser muito util no momento eu que estiver cursando.
meu E-mail é naara.o.s@hotmail.com
me mande resposta.obrigada!!!!

bruna disse...

oi Meu no me é Bruna TEnho 19 anos penso em fazer publicidade, mais tenho medo de começar fazer e não gostar, queria trabalhar fora do Brasil Ex: na Europa publicitarios são reconhecidos fora e é facil consiguir um emprego???

Anônimo disse...

oi tudo bem meu nome é maria , estou muito indecisa em publicidade , estudo logistica mas quero trocar ñ me identifico com o curso, meus testes sempre implicam na area de publicidade mas não quero trabalhar na criação não acho que sou muito criativa quero trabalhar no atendimento, planejamento, redação, mecher com as fotografias mas me fale um pouco do mercado de trabalho como está, se essas areas que citei ganham bem poderiam me mandar email. faby.ane.19@hotmail.com obrigada

Anônimo disse...

JESUS!! parem de começar a postar com esse maldito "Oi..." [/antes de falar alguma coisa conte quantos já tem]

E por favor dono do blog, responda as perguntas! Achei muito interessante o que escreveu sobre esse curso e respondendo as perguntas do pessoal poderia enriquecer o seu post, grato desde já.

Camila disse...

Oi meu nome é Camila tenho 21 anos, ainda não comecei a faculdade, por falta de dinheiro e tempo. Bem eu decidi esse ano prestar o enem, quem sabe eu consiga. Então adoro esse curso de publicidade, fiz vários testes vocacionais e sempre voltam para essa área comunicação. Resolvi pesquisar mais sobre propaganda, tudo que leio me da muita vontade de fazer - la. Mas procurando universidades encontrei , dois tipos de curso o graduação tecnólogica (duração de 2 anos) e graduação bacharelado ( duração de 4 anos). Qual seria a melhor opção?

 
BlogBlogs.Com.Br