quinta-feira, 15 de março de 2007

Como formular contratos de freelancer

Trabalhei como freelancer para alguns sites.

Se você procurar temas sobre contratos, vai encontrar uma porção deles. Mas uma coisa que os textos não explicam claramente é como lidar em situações que:

- Você consegue um job de freelancer, geralmente e frequentemente com pessoas do seu convívio pessoal, casos em que é muito difícil separar o pessoal do profissional. É o famoso caso do amigo que indicou o amigo...

- Você não tem empresa jurídica e qualquer contrato que você formule fica na informalidade, pois você não emite nota pra poder ganhar um pouco mais no suado job com retorno super baixo.

- O escopo não está bem definido e você decide se aventurar no trabalho, pois precisa da grana. O trabalho dura 18 meses, sendo que o valor inicial estava estimado para 1 mês de trabalho. O barato sai caro...

- Você trabalha eternamente em refações, pois o cliente não sabe bem o que quer.

- O cliente simplesmente some após a entrega do primeiro layout.

bom, fora os casos de falta completa de caráter como o último caso citado, é bem provável que você consiga eliminar 100% dos problemas não fazendo o trabalho, hehe, : )

mas como existe a necessidade, documentar é preciso. Consiga uma nota, compre uma se for necessário. Faça as negociações com base na clareza e estabeleça os termos de entrega.

O que é considerado uma entrega? Um wireframe, um draft, uma pesquisa inicial, uma referência... estabeleça as etapas do projeto e os critérios que consideram uma entrega realizada.

Pergunte muito no briefing inicial, veja mais dicas de como aprovar um layout.

Cobre uma entrada. 10, 20 ou 30%, o ideal, diria que é 30%. É o suficiente para o cliente não fugir, e para te motivar para realizar o trabalho.

E conversa. Bastante conversa. Não deixe as dúvidas resolvidas nas entrelinhas... talvez assim, você consiga minimizar alguns dos problemas que rondam o mundo dos freelancers...

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br