domingo, 4 de março de 2007

Como aprovar um layout?

Já trabalhei em diversos locais em que a direção de arte é um problema. Quem faz a direção de arte na sua empresa, agência de publicidade, produtora?

Já conheci muitos micreiros capazes de fazer alguma criação interessante, mas o resultado nunca é tão bom quando não é feito por alguém com todo o tipo de influência, observador, exigente, cuidadoso com os detalhes e criativo.

A idéia geralmente é boa no papel. Ouvi muitas vezes: "a idéia era até boa, mas a solução não ficou como eu estava imaginando...".

Como conciliar o que o cliente imagina com o que ele vê?

- Conhecer os gostos do cliente é fundamental: você pode até justificar que o gosto da pessoa não vai ao encontro dos valores da empresa, que a linha de comunicação é "x" ou que o público-alvo não vai entender a campanha da forma que o "muchacho" quer. No final das contas, se ele não gosta de verde, não adianta apresentar verde, a não ser que ele seja um ser superior, isento de opinião pessoal, o que, na minha humilde opinião, não acontece no mundo real.

- Fazer um draft, rascunho, story board ajuda: sempre ajuda e você não gasta horas procurando uma imagem e photoshopando horas e horas um rosto bonito.

- Muita conversa: se você acha que 1 reunião é suficiente para entender uma pessoa, você deveria ir naquele programa do SBT que você conversa 1 minuto com uma pessoa, dá um "beijo de cinema" (como o Celso Portiolli diz) e ainda leva 200 reais. Converse, questione, mostre referências, fotos, músicas... tudo pra entender um pouco mais da pessoa que te passa um briefing.

- Apresente 1 versão. Só uma de cada vez! Mesmo que tenha 10. Se você mostrar 2, vai ter que fazer mais uma, misturando as duas apresentadas, com o "melhor de cada uma"... mesmo que elas sejam completamente diferentes e tenham propósitos diferentes também.

... acho que seguindo esses passos talvez você precise de menos inspiração, menos sorte e sofra de menos frio na barriga no momento da apresentação de um layout.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br