terça-feira, 17 de abril de 2007

Montando equipes de projetos

Ontem fui jogar futebol com os amigos e percebi uma coisa muito interessante. No começo do jogo, estão todos ali, aquecendo, outros chutando a bola e o jogo não começaria se uma pessoa não pegasse os coletes e começasse a distribuir eles entre os jogadores.

O cara vai lá, começa a distribuir os coletes e de repente os times estão formados e prontos pra jogar. Sem questionamentos.

O incrível, e isso notei ontem, é que esse amigo que escolhe o time, geralmente está no time que vence a partida. Contei quantas vezes perdi nos últimos jogos e percebi que todas as vezes que meu time perdeu, ele não estava nele.

Mais do que justo, pensei agora comigo. Quem escolhe o time, tem obrigação de vencer.

Como você está escolhendo quem joga com você? Essas pessoas têm afinidade, pensam como você, jogam em equipe? Existe alguma diversidade, ou todos jogam na mesma posição?

Por isso sou a favor de mesas de projeto. Estas semanas que têm passado, percebi um projeto com alguns ruídos e que estava pra causar algum distúrbio.

Ficou faltando alguém que escolhesse o time, distribuísse os coletes, atribuísse responsabilidades e chamasse todo mundo pra jogar junto.

Pense nisso, da próxima vez que você estiver aquecendo, alongando, jogando conversa fora, enquanto que alguém está pensando estratégicamente no plano.

Talvez você esteja sendo alocado para o time perdedor.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br