domingo, 18 de março de 2007

A regra dos 10, 20 e 30 do Power Point

Existe um texto do Guy Kawasaki que fala sobre a regra dos 10, 20 e 30 das apresentações do Power Point, adotei o método imediatamente.

Resumidamente, é o seguinte:

- No máximo 10 slides:
Deixe a apresentação a mais concisa possível para que ela dependa da sua presença na apresentação. Se o power point for tão auto-explicativo que você não precisa estar junto, parabéns, você pode entrar pra academia de letras. Até lá, faça slides com a idéia geral e explique com suas próprias palavras o que deve ser dito.

Aliás, se você colocar muito texto, vai acabar lendo o que está escrito no slide e o cara que está te ouvindo vai pensar: "Ei, ele está lendo o que está no slide... sabe de uma coisa, vou ler tudo antes dele e usar o resto do tempo pra pensar naquele bifão do almoço, que está me esperando"... e você perdeu uma grande oportunidade.


- Use no máximo 20 minutos:
Você deve tentar explicar as principais idéias em apenas 20 minutos. Parece pouco? são 2 minutos por slide. Experimente ficar em silêncio durante 1 minuto, de olhos fechados. Eternidade, não? Veja quantas palavras você consegue ler em 2 minutos. Aposto que se começar a ler lá de cima, já chegou aqui em 2 minutos. E já apresentamos várias idéias.

Mesmo que você consiga reservar 1 hora com o cliente ou com o diretor, você vai levar uns 15 minutos pra instalar o projetor (caso esteja usando um PC), e, na melhor das hipóteses, você apresenta em 20 minutos e ainda tem o restante do tempo pra fechar o negócio, tomar um café e responder perguntas.


- Use a fonte 30:
Ok, parece grande demais? então a sugestão que ele dá é pegue a pessoa mais velha da reunião e divida a idade dele por 2. Esse é o tamanho da fonte ideal para se utilizar. O motivo pelo qual as pessoas usam fontes pequenas, é porque as apresentações têm muito texto.

Como você vai escrever o mínimo necessário, então não precisa ser tímido com as fontes. Escreva para as pessoas lerem, não para elas pedirem a apresentação pra você no final.


No final, a única coisa que você quer ouvir é:

- Quais os próximos passos?
- Quando podemos começar?
- Poderia repetir a apresentação semana que vem para nossos superiores?

... e nunca:

- Você me manda a apresentação por email?
- Qualquer coisa, entramos em contato.
- ... já terminou?

Um comentário:

daniele sabino disse...

muito bom nunca tinha pensando assim para fazer um slide.

 
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