sexta-feira, 9 de março de 2007

Briefing aprovado. E agora?

ok, você tem que entrar com um job na criação. Muita calma nesse momento: você vai lidar com uma das profissões mais delicadas que existem no mercado de trabalho.

Uma das piores coisas, desde a segunda série é ouvir: nossa! que feio isso aí que você fez! E o desenho era algo maravilhoso, aquela árvore com maçãs vermelhas, casinha com chaminé e boneco palito. Imaginou o desenho?

Pois é, imagine que esse último parágrafo fosse o briefing. São milhões de maneiras de se resolver essa imagem e provavelmente cada uma das pessoas que você pedir pra desenhar isso vai fazer de forma diferente. E óbvio: todas estarão certas!

Numa discussão sobre uma peça, tente expor argumentos racionais. Eles são os melhores para aprovar ou reprovar uma peça. Peça para que o diretor de arte defenda a peça pra você. Se ele conseguir fazer isso de forma satisfatória, muito bem, adicione mais alguns features e você estará pronto.

Caso ele não consiga fazer isso, tente atribuir fatos do briefing: "tem uma casa? tem uma árvore? é uma macieira?" Não pergunte coisas como: "O que você quer dizer com isso?" ou "Você acha que o público-alvo vai entender?" Essas são respostas que nunca serão respondidas dessa forma. Isso você só vai saber ou com pesquisas ou com risco.

E quem tem medo de arriscar sempre vai ter o briefing aprovado... mas vai acabar caindo naquelas situações que a liberdade de criação vai sendo tolhida pouco a pouco.

Layout defendido pela criação? Mostre pra mais algumas pessoas, faça testes internos. Se ouvir uns 2 ou 3 "du caralho", prepare o power point, as pranchas, coloque aquela camisa bacana e boa sorte na frente do cliente!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br