Brainstorm
Seria bastante importante que, para qualquer tipo de problema, pudéssemos fazer um brainstorm.
Aí você entra numa agência ou conversa com seu colega publicitário e pergunta: "Você faz brainstorm" e ele "mas é claro que sim!".
Cerca de muitos porcento de brainstorms (informação baseada na convivência em empresas e agências) não são feitos da forma correta.
Ok, você é chefe, chega numa reunião e diz: "Vamos fazer um brainstorm sobre máquinas fotográficas. Quero um produto barato e com as funcionalidades x, y e z!". Pronto, você acabou de matar o brainstorm.
Mais um exemplo: Reunião surpresa, acabou de fechar um contrato interessante, reúne toda a equipe e diz: "Pessoal, acabamos de fechar com essa empresa de lenços umedecidos! só vamos sair daqui com no mínimo 20 idéias!" Há de concordar comigo que esse brainstorm não vai dar muito certo (a não ser, é claro, que você tenha somente talentos em sua maravilhosa equipe de criativos).
Não que seja necessário um tempo para se ter idéias, mas elas costumam aparecer quando menos esperamos, certo? Mais ou menos... elas vêem em momentos inesperados, mas já estamos preparados para quando tivermos uma idéia, termos uma aplicação prática para elas.
O maior incentivo para um brainstorm é um problema. Exponha o problema e deixe vir as soluções. Não corte nenhuma idéia. Coloque papel, revistas, canetas, giz de cera, acesso à internet na sala do brainstorm.
Quais os papos mais criativos, os em volta de uma mesa de reuniões, ou em volta de uma mesa de um bar. Qual a diferença? No bar você está entre amigos, tem total liberdade para se expressar e falar besteira sem ser reprimido. Está num ambiente propício para a conversa solta.
Por que não transformar sua sala de reuniões em salas de "brainstorm"? Quem você deve chamar para uma seção de brainstorm? Todo mundo! (que tiver interesse em contribuir livremente, sem reprimir outros participantes, que queira ajudar a solicionar um problema).
Um passo-a-passo, faria um brainstorm da seguinte forma:
Estabeleça um horário para pirações: um louco que viaja e fica na viagem não produz algo pra humanidade, vai pro hospício. Sugestão: 1 hora.
Exponha o problema claramente, com referências passadas, o que aconteceu de errado e o que se espera com a solução. De forma abrangente a princípio. E deixe rolar as idéias.
Cole as principais na parede. Não se preocupe em ficar anotando tudo, apenas as linhas gerais das idéias.
Separe as principais idéias, a melhor idéia é a que for comprada por todos.
Aí vem a etapa racional do processo... mas que não é parte de um post sobre Brainstorm... : )
Nenhum comentário:
Postar um comentário