quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Antes tarde do que nunca!

Há tempos não publico algo, vou procurar resumir os últimos comentários para bolar um post com as últimas dúvidas:

Para o Diego Carvalho: dependendo do concurso você pode fazer livremente, afinal de contas, o que realmente é válido são alguns pré-requisitos de currículo (que geralmente é algo como: ensino superior completo, etc).

Existem vários cursos preparatórios para concursos e mesmo que você tenha feito publicidade é possível ser também um funcionário público de outra área. Mas, é bem importante que você pense se você fará isso para a sua carreira, afinal de contas, não tem nada pior para alguém que precisa de um serviço público, ser atendido por um publicitário, dentista ou advogado frustrado.

Além de agências, produtoras, você pode trabalhar também em grandes corporações, na área de comunicação/marketing e seguir uma carreira gerenciando contas de agências de publicidade e não trabalhar exatamente com a "mão na massa".

Para a Denise:
Em publicidade você vai ter noções de fotografia, cinema, programas gráficos, o que por um lado é muito interessante pois você vai poder ter o "gostinho" de cada coisa antes de se decidir por uma especialização em uma área específica. Comigo, funcionou exatamente dessa forma.

E para finalizar, Bia:
Até onde sei (é possível que tenha mudado algo nos últimos dias), mas o curso de publicidade não é regulamentado, ou seja, você pode ser um designer, advogado, escritor, pedreiro e pode exercer funções na área de publicidade, trabalhar numa agência. Como conceito (e isso é só um conceito) uma agência de publicidade funciona como uma "terceirizadora" de serviços, por isso é difícil dizer o que um publicitário pode ou não fazer. Um exemplo:

Vamos supor que um cliente venha com uma necessidade de impactar o cliente no ponto de venda. A agência sugere treinar e colocar um personagem dentro da loja, abordando clientes e interagindo com eles, como um personagem, apoiando a venda de forma lúdica. Nesse ponto, o publicitário poderia fazer toda a concepção do projeto, o briefing e contratação do ator, a contratação de uma costureira para o "uniforme", a contratação de um designer para o projeto gráfico e conceitual da campanha, entre todas as coisas que envolvem o processo.

E é isso aí, continuem enviando suas dúvidas! abraços,

10 comentários:

Anônimo disse...

Estou concluindo o ensino médio e, após muito pesquisar, andei sabendo que o mercado de trabalho de um publicitário é sem estabilidade... Faz-se muito e se ganha pouco... Pessoas não habilitadas em PP ocupam o mesmo cargo que alguém com ensino superior... Enfim...

Como é o mercado de trabalho para um publicitário... E quanto é, em média, o salário inicial e até quanto, mais ou menos, ele pode chegar?

Espero ansiosamente resposta.

Unknown disse...

boa tarde..
Bia,

Tenhu grande facilidade de desenvolver ideias com relçao a publicidade, mas escolhi fazer um outro curso superior.Sou estudante do 1° de direito..
Eu gostaria de saber se uma pessoa,como eu, pode contribuir para publicidade com suas ideias..
É possivel eu desenvolver uma propaganda e de alguma forma ela chegar até os meios comerciais???

Muito OBIGADO!!

Bia Ag. disse...

Oi! Nossa, muito obrigada pelas dicas, mas eu finalmente decidi por designer gráfico! Conversei com uma pessoa especializada da área, professora de uma faculdade...ela me disse que os serviços do publicitário e do designer gráfico acabam se "mesclando" um pouco na agência, e que um pode até atuar como o outro, mas depois de aprender tudo que o outro faz, ou seja, depois de bastante tempo de trabalho e experiência...mas cada um terá uma especialização,e eu preferi a do designer mesmo...as matérias do designer me agradaram muito, era mais o que eu estava procurando...
P/ KARINA que tb postou um coment: o publicitário ganha mais que um designer gráfico no início de carreira...

Bia Ag. disse...

Oi! Nossa, obrigada mesmo pelas dicas! Mas eu acabei optando por designer gráfico depois de conversar com uma profissional da área e professora de uma faculdade...na verdade o serviço do publicitário e do designer acabam se "mesclando", mas isso depois de muito tempo de trabalho na agência, quando um acaba aprendendo a função do outro...mas a especialização mesmo é uma para cada um...as matérias do curso de designer gráfico me atraíram bem mais, era mais o que eu estava procurando, aprender a parte mais artística do que a de coordenação!Obrigada de novo pelas dicas,e desculpe o incômodo viu...Ah, p/ KARINA:
O publicitário ganha mais que o designer no início de carreira...não sei se ajudou alguma coisa isso...

Unknown disse...

Verdade, quase fui um funcionário público de banco, achei que minha vida profissional estava acabada, e ia jogar todos os meus dons fora.

alias estou diposto a emprego em agência, larguei o meu tempo de experiência de 3 meses em um banco e hoje crio em casa, trabalho com criação free lance.
regisrasia@bol.com.br

Anônimo disse...

QUAL A MATERIA DE MAIOR "PESO" NAS PROVAS DE PUBLICIDADE

Anônimo disse...

Adorei a matéria, ainda ressalto que por mais que o mercado esteja saturado ou alguma coisa do tipo, sempre haverá espaço para profissionais bem qualificados.
P/ a Karina, NUNCA escolha um emprego pelo salário, ele sempre será consequência da sua produção, mas se quer um valor em estimativa, dá para puxar uns R$1000 com estágio durante a faculdade + benefícios!
Meu primo recém formado está ganhando 4,500 na rapp digital, mas digamos que ele teve um pouco de sorte, e claro, trabalhos anteriores.

Anônimo disse...

R$ 1.000?? Nossa... Então acho que depende da cidade em que está. Aqui em Florianópolis, SC o estagiário ganha no máximo metade disso. E é considerado um salário alto!
Tanto que hj estagio em uma assessoria de imprensa por não ter encontrado salário melhor em agências de publicidade ou empresas que trabalhassem com essa área.

Anônimo disse...

eu estou terminando a 8° série, ja mudei várias vezes de qual faculdade desejo fazer, sei que publicidade e propaganda é relacionado a mexer com fotografias (minha paixão), com criação de propagandas, ou seja, essa profissão é bom pra quem tem muita criatividade, estou em dúvida entre Comunicações, Publicidade e Propaganda (...) coisas do tipo, (: estou realizando pesquisas para ter uma decisão firme. Seu blog me ajudou muito, (:

Anônimo disse...

Boa tarde!
Estou iniciando agora o curso de
PP, descobri esse curso só agora, já andei por vários outros sem terminar (pedagogia, ed. fisíca, nutrição e comércio exterior.), mas meu sonho sempre foi artes cênicas, mas não pra atuar, mas para produzir e dirigir peças... acredito que agora encontri meu caminho, pelo que tenho lido sobre PP tem tudo haver... ou será que estou tão errada?

 
BlogBlogs.Com.Br