terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Mais dúvidas sobre publicidade e propaganda

Ontem tivemos um comentário com mais algumas dúvidas, vou aproveitar o final de feriado pra jogar algumas idéias:

1) Quando escolhi fazer o curso de publicidade e propaganda, estava em dúvida como muitos outros que se encontram nesta mesma fase. Escolhi pois gostava muito de música, cinema, fotografia, artes em geral, manifestações artísticas, mas não me identificava com o típico artista, e também não tinha um dom artístico (não sabia desenhar, pintar, esculpir...).

Criatividade é um conceito bem vasto e subjetivo e acredito não ter sido esse o motivo de ter escolhido esse curso. Existem pessoas com o dom das idéias, mas nenhuma idéia surge sem um estímulo. Seja uma experiência anterior, uma necessidade qualquer... então quem vive mais é mais criativo? talvez... Se você acorda e vai para o trabalho ou escola e segue sempre o mesmo caminho, e tem uma outra pessoa, com a mesma idade, mesma turma, e vai sempre por um caminho diferente, quem (teoricamente) é mais criativo?

Na escola, aprendemos uma série de receitas para resolver um problema matemático, talvez existam mais formas de resolver este mesmo problema. Você estaria interessado nessas outras formas?

2) Na faculdade você pode aprender muitas coisas, entre elas, como funciona o processo criativo. Mas pode aprender muito sobre negócios, sobre processos criativos, ter aulas de filosofia, antropologia, psicologia do consumidor, pesquisa, merchandising, metodologia de pesquisa, além de conhecer uma porção de gente e ter a oportunidade de formar uma boa rede de contatos profissionais.

Você não é obrigado a fazer uma faculdade pra exercer essa profissão, mas acredito que você tenha muito a aprender se fizer essa opção.

3) O curso não é só de criação, existe espaço para vários perfis de profissionais, mas cada vez mais (independente do curso que você optar) a criatividade tem sido uma competência muito importante para ser considerada. Mesmo pra atividades extremamente repetitivas, há espaço para a criatividade. Um "carimbador de envelopes" profissional, pode criar uma forma nova de fazer seu trabalho, representando maior produtividade pra empresa e melhoria do processo.

Como disse ali em cima, criatividade é um conceito bastante subjetivo. Faça sua escolha, mas independente dela, procure ter experiências variadas, ler bastante, frequentar cinemas, teatros, shows de música, leituras, lançamentos de livros, exposições de fotos, mostras publicitárias... e, para saber mais sobre o curso, sugiro que leia também esse post aqui: Publicidade à distância

4 comentários:

Anônimo disse...

Provavelmente a minha questão é parva mas aki vai:

estou a acabar o 9 ano, e tenho de seguir uma area, ja escolhi publicidade, mas é possivel fazer artes e depois seguir publicidade? ou tem d ser d outro meio?e mais uma coisa: tem muita matematica?

espero sinceramente que me ajudem,obrigada.
Maria,Moçambique

Anônimo disse...

Gostaria muito de saber as áreas de trabalho de publicidade. E se possível, gotaria também de saber a disponibilidade destas no mercado de trabalho!

E aqueles que tiverem um conhecimento sobre publicidade no estado do RN, adoraria que compartilhassem parte deste comigo!

Abaços!

J.Oliveira

Anônimo disse...

Passei no vestibular para publicidade, mas sinceramente, não sei se realmente é esta carreira que quero seguir... estou pesquisando bastante, lendo artigos sobre, mas ainda estou cheia de dúvidas...tenho certeza de que alguém já passou pela mesma situação... e se pudessem me dar "um conselho" eu agradeceria.
Erica Araújo

Anônimo disse...

Olá, eu fiz um curos de Design Gráfico... Fiquei interessado em fazer Faculdade de PUBLICIDADE E PROPAGANDA, por eu ter feito o curso de Design gráfico, tem algo a ver com esta faculdade ? Desde ja agradeço.

 
BlogBlogs.Com.Br