terça-feira, 17 de abril de 2007

Montando equipes de projetos

Ontem fui jogar futebol com os amigos e percebi uma coisa muito interessante. No começo do jogo, estão todos ali, aquecendo, outros chutando a bola e o jogo não começaria se uma pessoa não pegasse os coletes e começasse a distribuir eles entre os jogadores.

O cara vai lá, começa a distribuir os coletes e de repente os times estão formados e prontos pra jogar. Sem questionamentos.

O incrível, e isso notei ontem, é que esse amigo que escolhe o time, geralmente está no time que vence a partida. Contei quantas vezes perdi nos últimos jogos e percebi que todas as vezes que meu time perdeu, ele não estava nele.

Mais do que justo, pensei agora comigo. Quem escolhe o time, tem obrigação de vencer.

Como você está escolhendo quem joga com você? Essas pessoas têm afinidade, pensam como você, jogam em equipe? Existe alguma diversidade, ou todos jogam na mesma posição?

Por isso sou a favor de mesas de projeto. Estas semanas que têm passado, percebi um projeto com alguns ruídos e que estava pra causar algum distúrbio.

Ficou faltando alguém que escolhesse o time, distribuísse os coletes, atribuísse responsabilidades e chamasse todo mundo pra jogar junto.

Pense nisso, da próxima vez que você estiver aquecendo, alongando, jogando conversa fora, enquanto que alguém está pensando estratégicamente no plano.

Talvez você esteja sendo alocado para o time perdedor.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

História da Publicidade

Navegando pela internet encontrei um site bem bacana falando sobre história da publicidade, tem uma porção de anúncios antigos com imagens e links para outros lugares de referência.

Se está procurando algum lugar pra consultar esse assunto, ali é o local!

Zumbido no comercial

mais uma do blue bus hoje, deu no Adrants ontem também:

Interessada em divulgar para o publico jovem um novo item de seu cardapio, o Boneless Variety Bucket, a rede de fast food KFC estreou nos EUA um comercial que inclui um zumbido. É o Mosquito Ringtone, ou Zumbitone, um som em alta frequencia que seria ouvido apenas pelos jovens - o ser humano vai perdendo a percepçao das frequencias altas a partir dos 20. Uma promoçao está associada ao zumbido - quem descobrir de onde ele sai no comercial ganha a chance de provar o novo produto com antecedência.

Onde você assiste TV?

Pode ser na internet, no seu amigo, na sua mãe, em algum bar... o instituto Nielsen vai começar a medir a audiência quando você não está em casa.

Particularmente eu assisto jogos de futebol na quadra onde jogo futebol society. Isso poderia potencializar alguma negociação com algum produto foco para um público mais específico.

Imagine que estou no bar, vendo o jogo de futebol e vejo uma propaganda de cerveja. O próximo passo é levantar o dedo e pedir uma cerveja para o "amigo", certo?

errado, não bebo, mas muita gente vai pedir uma.

últimas do comércio eletrônico

Deu no blue bus:

O comercio eletronico brasileiro movimentou pouco mais de R$ 1,2 bilhao nos 3 primeiros meses do ano, segundo levantamento do eBit. O crescimento é de 53% em relaçao ao mesmo periodo de 2006. Em termos de volume de pedidos, a alta foi de quase 46%. Para o ano de 2007, a previsao é de que o ecommerce nacional fature cerca de R$ 6,4 bilhoes, excluindo automoveis, turismo e leiloes)

Orbital - The Box (complete Version) Lyrics

Achei bacana, seria uma boa trilha pra uma filme, spot...

Shares his neighbors with a building
Knows addresses of by heart
Draws a picture of his future
Keeps the paper close at hand
Packs his tongue into a suitcase
Suffers terror on the train
And he wants to start a movement
Cause he's indestructible
Destructible..suffers terror on the train
He indestructible
And you know they'll never find us
And they'll leave us alone
And if we just keep on talking
Then we'll still make it home
There's commotion and promotion
Now they've done good every war
Sell our pictures to a paper
Now that everyone must know

Trading satellites for substance
Let spectators pay their way
We'll invade the trevi fountain
Now that everyone must pay
Mama and babies mother tragedy
Babies mothers tragedy
Babies mothers tragedy
Terrifies the kill

Spot - Expresso 102

Ontem voltando pra casa, ouvi um spot do Expresso 102 "Todo mundo tem 102 motivos pra ligar pra alguém!"...

é uma dupla bem tosca falando: "Expresso 102" e uma propaganda muito estranha. Mas fixou na cabeça, achei até que foi alguém que fez na garagem de alguém.

é o poder da propaganda tosca. Isso sim é renovar.

Logomarcas

Quando você lembra de uma empresa, você remete a memória visual diretamente para a logomarca dela, não?

eu sim. Lembro dos traços curvilínios da Coca-Cola, das cores do Google, da tipologia da Microsoft... Não sei, mas acho que o poder da marca está muito mais ligado à um trabalho de exposição do que de um trabalho de elaboração conceitual da marca propriamente dito.

Já vi trabalhos em que o designer olha pra marca pronta e diz: ok, o que ela quer dizer agora? e começa a criar uma lista de justificativas para a marca.

Claro que um bom briefing ajuda e já direciona a criação. Acredito também no poder das cores, mas no final, o elemento escolhido é o que fica mais bonito no papel.

Você, diretor de arte, designer, pode não concordar, mas o sucesso da marca, depende muito mais de um planejamento maior, repetição de exposição e de um bom mídia. acho que sobre isso, é isso.

O que será das agências?

O que será das agências... os usuários estão criando as campanhas, as empresas usam de recursos até baratos para criarem campanhas matadoras e com grande apelo no público...

Onde fica o papel da agência nesse caso? a empresa lança uma idéia, alguém tem que produzí-la, certo? grande oportunidade pras agências digitais.

Ou será que o futuro será criar anúncios no Craigslist, postar vídeos no youtube, criar falsos sites e blogs...

certamente essa será uma das formas de anúnciar. Os veículos acabam saindo dos grandes portais e migrando para os usuários...

usuários como meios de mídia? interessante esse argumento. acho que vale um post só sobre isso.

 
BlogBlogs.Com.Br