segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Estudar publicidade?

Como estudar propaganda? na verdade não existe uma receita.

Primeiro, porque quando alguém pensa em publicidade, pensa logo em trabalhar com criação. E não existe aula de criação e sim, aulas de estímulo à criatividade, aulas de processo criativo e aulas de referências de criação.

Na minha aula de criação, tivemos algumas coisas de brainstorm, por exemplo. Recebíamos um briefing e começávamos a divagar sobre os assuntos todos.

Aliás, você sabe o que é um briefing? Se você já for um profissional de publicidade ou atuar no ramo, deve saber que se trata do principal documento de um processo criativo.

Simplesmente porque ele cria as balizas para o seu pensamento. Dizem que o verdadeiro criativo é aquele que consegue ir até onde a loucura pode levar, mas consegue voltar ao seu estado normal.

O briefing é o antídoto para ele voltar da terra da imaginação e do mundo das idéias para o terreno mundano, onde existe dinheiro do cliente envolvido.

Mas e aí, ver anúncios bastam? ver televisão basta?

As idéias vem de você andar no supermercado e conversar com a pessoa que repõe produtos nas gôndolas. De conversar com o cobrador e de participar de uma atividade voluntária em uma ONG com poucos recursos.

De ver um estrategista político, divagando sobre como irá conseguir votos... de um filósofo falando sobre a vida, de um caminhoneiro escrevendo aquelas frases de caminhão.

Criatividade é vivência.

Saia da caixa.

5 comentários:

Cacheia Mais disse...

Muito interessante, o modo de descrever como estudar publicidade, ainda estou meio em dúvida se devo escolher ou não este ramo, mas se escolher com certeza não irei me arrepender, pois basicamente tudo no mundo passa nas mãos de algum publicitário ou design gráfico.

Anônimo disse...

Tenho 15 anos e adoro criar,sempre tive grande imaginação e vontade de trabalhar com isso!
Gostei muito do que escreveu,e ja estou decidida a seguir essa carreira.

Anônimo disse...

a original : www.colorsmagazine.com/home/?p=81

A suposta cópia: www.artc.com.br/novo/portfolio/campanhas/43.html

veja ai uma chupada de uma renomada agênncia do RN
a ARt&C de natal

Unknown disse...

Noossaa, nunca imagineei que seriia tao interessante pesquisar sobre piblicidade, pois estou em dúvida sobree 4 formações. estou terminando o ensino médio e preciso de um apoio. isso ja me ajudoou muito. e obrigada pela informação. assim como eu, muitas pessoas ficarão um pouco mais ciente do assunto.
beiijos.

Carol

andressa disse...

falta nada pra eu decidir que é esse curso mesmo que eu irei fazer.

 
BlogBlogs.Com.Br