domingo, 18 de março de 2007

Mercado do futebol

Estava assistindo ao jogo de futebol hoje à tarde e finalmente algumas coisas ficaram mais claras pra mim:

- o mercado de futebol é como o mercado de ações. Um jogador nada mais é do que um ativo financeiro, que, se bem administrado, gera um lucro tremendo para um clube. Imagine um jogador que é contratado por 10.000 reais e vendido por 5 milhões de reais. São tantos zeros depois do 1 que a porcentagem fica bastante atraente, não?

- tirando o Rogério Ceni, acho que não existe um jogador mais que se identifique com um clube, que seja um herói para um time. Evidentemente, isso se deve mais por culpa do clube do que do próprio jogador, afinal o clube não se mantêm apenas com os contratos de TV e venda de ingressos: ele tem que vender jogadores.

- aí vemos um fenômeno de jogadores trocando de times o tempo inteiro e o time que você realmente torce, parece que acaba perdendo a identidade. É possível que se crie uma legião de torcedores de um jogador? Por exemplo, você assistiria um jogo do Barcelona sem o Ronaldinho Gaúcho? Bom, eu assistiria o Ronaldinho Gaúcho jogando até mesmo se fosse no campeonato ucraniano, no Dinamo Kiev.

- você já viu a propaganda de um time de futebol na TV? Tipo, associe-se ao Atlético mineiro? Ao Paraná Clube? Ao Remo? Mas você já viu uma propaganda do Kaká tomando guaraná Antártica, dos jogadores brincando com a bola na propaganda da Nike...

- será que temos um filão publicitário inexplorado nos times de futebol? Por que os times não se tornam marcas de verdade e aprendem a ganhar dinheiro?

... só pra pensar um pouco, depois de um jogo medíocre entre Ituano e Santos...

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br